terça-feira, 12 de junho de 2012

Pesquisadores desenvolvem arma que pode silenciar uma pessoa a distância



Pesquisadores japoneses criaram uma arma de mão (foto acima) que pode emperrar as palavras  que são ditas a mais de 30 metros (100 pés) de distância. A arma tem duas finalidades, de acordo com os pesquisadores: Na sua forma mais básica, essa arma pode ser usado em bibliotecas e outros espaços tranquilos para impedir as pessoas  falem – mas a sua segunda aplicação é muito mais assustadora.
Os pesquisadores estavam procurando uma maneira de parar “literalmente os protestos ao ar livre”. O documento diz: “Temos que estabelecer e obedecer a regras para adequar tomada de palavra quando se fala. No entanto, algumas pessoas tendem a alongar seus raciocínios ou deliberadamente interrompem as outras pessoas quando é sua vez, a fim de estabelecer sua presença, em vez de atingir as discussões mais frutíferas. Além disso, algumas pessoas tendem a zombar  para invalidar seu discurso. “Em outras palavras, essa arma fala-jamming foi construída para valer” boa “conversas. Será?
A arma funciona através da escuta com um microfone direcional, e, em seguida, após um pequeno atraso de cerca de 0,2 segundos, jogando-o de volta com um alto-falante direcional. Isso desencadeia um efeito que os psicólogos chamam de realimentação auditiva atrasada (DAF), que tem sido conhecida para interromper o seu discurso (talvez você tenha tido o mesmo efeito se você já ouviu sua própria voz ecoando através de um local fechado ou outro programa de voz comum) . Segundo os pesquisadores, a DAF não causa desconforto físico, mas o fato de que você é incapaz de falar, obviamente, é muito estressante.
Em um discurso Jammer  dize, se você é um crente firme na liberdade de expressão, agora você deve estar passando, isso é um abuso. Deixe-me ilustrar alguns exemplos de como essa arma de interferência da fala poderia ser utilizada.
Em um comício político, um membro da platéia poderia bloquear completamente a pessoa que fala. Por outro lado, um Estado totalitário poderia apontar os jammers  para a platéia para calá-los. Da mesma forma, quando uma celebridade ou figura pública aparece em um programa deTVao vivo, seu  apresentador  podia silenciar  ”o público  com jammers .”

Olhando para essa tecnologia não é difícil imaginar um futuro onde os equipados virão com uma variedade de eletrônicos implantados ou  órgãos biônicos.
Aqui está um vídeo explicando como o dispositivo funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger