terça-feira, 1 de maio de 2012

Ao menos 19 tipos de câncer estão relacionados ao trabalho, diz Inca

Pelo menos 19 tipos de câncer, entre os quais o de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga e leucemias podem estar relacionados ao emprego que se exerce, segundo um levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).Os principais grupos de agentes cancerígenos relacionados ao trabalho incluem os metais pesados, agrotóxicos, solventes orgânicos, formaldeído e poeiras (de amianto e sílica). A via de absorção (respiratória, oral ou pela pele), a duração e a frequência da exposição aos agentes nocivos influenciam no grau de toxidade, mas os dois últimos fatores não são fundamentais para o desencadeamento do câncer, segundo o levantamento.

Segundo a publicação “Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho”, os tumores nos órgãos citados podem ter relação ainda com produtos aparentemente inofensivos, como poeiras de madeira e de couro, além de medicamentos como antineoplásicos, indicados para destruir células cancerosas, mas que acabam lesando as células saudáveis.
“Não há níveis seguros de exposição a agentes cancerígenos. É fundamental que sejam adotadas ações para reduzir o adoecimento dos trabalhadores em razão do seu ambiente laboral”, explica a responsável pela Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Inca, Ubirani Otero.

A epidemiologista diz ainda que “a prevenção do câncer relacionado ao trabalho somente será alcançada com a vigilância dos processos produtivos”. Entre as sugestões da publicação está o estabelecimento de prioridades para afastar o trabalhador desses agentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger